Colher de pau

Aqui no Japão já se aprende a cozinhar desde cedo nas escolas. Cozinhar é apenas uma das várias atividades que existem na escola japonesa. Admiro muito a dedicação que existe para ensinar as crianças e os jovens neste país, digno de imitação.

Blog do Renato Nalini

A culinária ganhou espaço nas salas de aula. Há muitos colégios que investem nessa nova estratégia de aprendizado. Para os educadores, a pedagogia da experiência é saudável. A criança vê a farinha se transformar em pão, bolacha ou bolo. Os legumes se converterem nas especialidades das várias cozinhas. Além de estimular o gosto, trabalha-se com todos os demais sentidos: cores, cheiros, texturas.

Incentiva-se a alimentação saudável, numa Pátria que, de tanto imitar os Estados Unidos, já tem sua infância obesa. Redescobre-se a alegria do trabalho com as mãos, redescobre-se o artefato, pois hoje tudo vem pronto e congelado. Os cuidados com a higiene e a segurança, por obrigatórios, treinam a criança para um desempenho sensato da maturidade.
Além do mais, é um exercício de solidariedade. Cada qual se encarrega de uma tarefa, um ensina para o outro, gestos de cooperação podem se repetir em casa. Pois aquilo que o aluno…

Ver o post original 250 mais palavras

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s